sábado, 15 de maio de 2010

...Frustrações...

Porque será que nos frustramos com quem gostamos?
Será que não depositamos expectativas demais em cada um?
Será que por isso que, depois que vem o desapontamento, ainda ficamos nos culpando..ou culpando outro? E tudo pra tentar entender..o por quê! Porque estou me sentindo assim?ou porque essa pessoa fez isso comigo?!
Poxa! ser humano nenhum é perfeito..por mais alto que colocamos ou queremos que ele esteja. A culpa é nossa..por esperar demais do outro..esperar que sempre nos faça feliz ou faça nossas vontades...que nunca nos machuque, por mais carinho que ele possa demonstrar. Esperamos coisas que nem o outro sabe se pode fazer ou se quer fazer.
Engraçado que, geralmente, quando gosto de alguém ou percebo que mesmo um desconhecido precisa de algo, gosto de fazê-lo feliz.. Me dá prazer ajudar o outro e em troca disso ver um sorriso no rosto. É uma simples troca..e um prazer tão grande que, talvez por isso que, quando espero algo de alguém e nada acontece, fico pensando nos porquês e acabo me frustrando...É como trocar de lugar com o outro e perceber que se fosse eu, faria o contrário..tentaria de tudo ou tudo que estivesse ao meu alcance para vê-lo feliz. Tenho dificuldade em dizer NÃO ao outro, de desapontá-lo, machucá-lo. Me viro e reviro aos avessos para evitar qualquer tipo de coisa que o deixe triste ou chateado comigo..Acho que peco aí..porque na maioria das vezes, acabo fazendo muito mais a vontade do outro que a minha própria...e tudo isso pra quê? se nem o outro faz o mesmo por mim. Não quero dizer que a partir de agora cada um tenha que olhar pro próprio umbigo e ser egoísta ao extremo..mas que primeiro, saiba satisfazer a vontade própria, ter a decisão por si só, antes de querer agradar ao outro.
Acho que o medo de afastar quem você gosta, ou achar que, por fazer as suas vontades, o outro gostará menos de você...que esconderijo hein..E assim..cada vez mais você foge de si mesmo..se desconhece mais..se afasta mais de si mesmo.
Mas cada um é diferente do outro..e não podemos esperar nada. Nada mesmo. Assim é melhor. Porque se o outro tiver que fazer algo por você, seja bom ou ruim, com certeza isso não te pegará de surpresa..e não te deixará pensativo com a atitude dele. Não espere..não se coloque no lugar do outro a fim de esperar um resultado.
Coloque-se apenas no lugar dele, quando precisar ajudá-lo ou entender alguma coisa que ele possa ter feito.
Agindo assim, com certeza se frustrará menos..e será mais feliz!
" Não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso."

3 comentários:

  1. Querida amiga Li!!
    Acredito que a expectativa realmente não é algo positivo, pois as vezes o que significa para você,"fazer algo para o outro" não representa e não tem o mesmo valor para este. Então não quer dizer que ele não faça, ele faz, sempre fazemos, mas talvez não dentro do que espera.
    Nossa, mas será que fossemos tão iguais e com expectativas e ações parecidas nesse Mundo seriamos tão complementares? Creio que não!!!
    O egoismo não é algo ruim ele faz parte do auto-conhecimento que extendido ao todo passamos a conhecer muito.
    Desrespeitar suas vontades quando desconhecidas é uma falha, desrespeitá-las depois de reconhecidas creio que seja um grande erro.
    Quando gostamos de alguém de verdade, acredito que gostamos de suas essência, formada por sua personalidade, seu jeito e suas escolhas, de sua história de vida e não do que ela nos proporcionará!
    Viver com pouco é bom, afinal quem tem muito de tudo ou um pouco de nada, está vazio.
    Deixar de ter expectativas de forma alguma trata-se de perder a fé no futuro, é ver suas necessidades e vontades sempre suprida dentro de um tempo e espaço, mas sem endereço, nome e RG. É abrir-se ao TUDO e viver o Mundo dentro de você.
    Amo vc amiga!!
    Bjus
    Taty

    ResponderExcluir
  2. Olha essa mensagem que peguei no blog do Diego:
    Ego
    Favor e desfavor geram angústia.
    Honras geram dissabores para o ego.
    Por que é que o favor e o desfavor geram dissabores?
    Porque, quem espera favor paira na incerteza,
    Sem saber se o receberá.
    Quem recebe favor, também paira na incerteza:
    Não sabe se o conservará.
    Por isto causam dissabor.
    tanto o favor como o desfavor.
    Porque é que as honras geram dissabor?
    Todo dissabor nasce do fato
    De alguém ser um ego.
    E não é possível contentar o ego.
    Se eu pudesse me libertar do ego,
    Não haveria mais dissabores.
    Por isto:
    Quem se mantém liberto de favores e desfavores,
    Liberta-se da idolatria do ego.
    Só pode possuir o Reino
    Quem está disposto a servir desinteressado,
    A esse se pode confiar o Reino.

    Tao Te King, cap 13

    ResponderExcluir